Paula Guimarães

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Área de Investigação e Ensino: Políticas de Educação e Formação
Grupo de Investigação: Formação de Adultos
Áreas de Interesse: Educação de Adultos. Políticas de Educação de Adultos.
Projetos de Investigação
EDUQUAL – Educar e Qualificar: o caso do Programa Novas Oportunidades

Artigos em revistas com referees
Guimarães, P. (2012). Critical links between recognition of prior learning, economic changes and social justice in Portugal. Journal of Adult and Continuing Education, 18(1), 61-76.
Fragoso, A. & Guimarães, P. (2010). Is there still a place for social emancipation in public policies? Envisioning the future of adult education in Portugal. RELA – European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 1(1-2), 17-32.
Guimarães, P. (2010). Educadores de adultos em Portugal: políticas fragmentadas, identidades em mudança. Ensaio – Avaliação e Politicas Públicas em Educação, 69.
Livros
Guimarães, P. (2011). Políticas de Educação de Adultos em Portugal (1999-2006). A Emergência da educação e Formação para a Competitividade. Braga: Universidade do Minho/Cied.
Lima, L. C. & Guimarães, P. (2011). European Strategies of Lifelong Learning: A Critical Introduction. Opladen & Farmington Hills: Barbara Budrich Publishers.
Capítulos de livros
Guimarães, P. (2009). Changes in public policies in Portugal. Adult education and training courses. In M. Bron Jr, P. Guimarães & R. V. Castro (Eds), The State, Civil Society and the Citizen. Exploring Relationships in the Field of Adult Education in Europe (pp. 113-129). Frankfurt-am-Main: Peter Lang Verlag.
Guimarães, P. & Sancho, A. V. (2009). Fragments of adult educators’ lives: Reflecting on informal learning in the workplace. In B. Merrill (Ed.), Learning to Change? The Role of Identity and Learning Careers in Adult Education (pp. 65-79). Frankfurt am Main: Peter Lang Verlag.

Bio

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Foto Autor