A Metamorfose das Borboletas
Capa do Livro

A avaliação que teve lugar compôs-se por duas metodologias complementares: a primeira, quantitativa, compreendeu a administração de um questionário aos 0, 3 e 6 meses de intervenção — constituído pelo Student Career Concerns Inventory (Savickas, 2002), pela Sociopolitical Control Scale (Zimmerman & Zahniser, 1991) e pelo Questionário sobre Experiências de Participação (Ferreira & Menezes, 2001); a segunda, qualitativa, consistiu na realização de grupos de discussão focalizada dos significados e importância de que se revestem as ofertas EFA para os seus destinatários. Afigura-se legítimo dizer que, grosso modo, com base nos resultados, ambas as ofertas EFA contribuem para o desenvolvimento dos aprendentes, designadamente ao nível de dimensões centrais como a cívica e a vocacional, ou seja, configuram ofertas distintas mas promotoras ambas de desenvolvimento, do alargamento da rede de interacções e, finalmente, de libertação do “casulo” tecido pela não assimilação das sucessivas mutações sociais e tecnológicas, pela subcertificação dos adquiridos e por um défice de competências pessoal e socialmente comprometedor. Importa referir, todavia, que o estudo não pretende, em jeito de qualquer avaliação sumativa, assumir-se como ponto final destas iniciativas pessoal e socialmente reconstrutivas, mas antes como contributo para a reflexão e, tanto quanto possível, para a melhoria das práticas de EFA. Arreigado na perspectiva desenvolvimental-ecológica, intenta, ainda, concorrer para a construção de um ponto de vista psicológico sobre a temática.
Pode ter acesso ao pdf deste livro aqui: O Impacto da Educação e Formação de Adultos no Desenvolvimento Vocacional e da Cidadania – A Metamorfose das Borboletas