Maria da Luz Pessoa e Costa

Nascida a 30 de Janeiro de 1964, nas Gaeiras-Óbidos, é casada e mãe de dois filhos, residindo em Lisboa.
Em 1987, obteve a licenciatura em Relações Internacionais, pela Universidade do Minho, com a classificação final de 15 valores, tendo, em 1990, concluído a Pós-Graduação em Estudos Europeus, na Faculdade de Direito de Lisboa.
Trabalha na Administração Pública há 30 anos. Na área do Emprego e Formação, trabalha há 18 anos, tendo desempenhado funções de direção no Centro de Emprego de Cascais (Março de 2003 a Setembro de 2006), como diretora do Centro de Reabilitação Profissional de Alcoitão (Setembro de 2006 a Novembro de 2012) e como Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Lisboa (Novembro de 2012 a Fevereiro de 2016).
Atualmente, desde março de 2016 é Coordenadora do Núcleo de Sistemas e Apoio à Gestão do Departamento de Formação Profissional do IEFP.
No âmbito das suas funções, tem desempenhado diversos cargos e representações do IEFP, no BIS - Banco de Inovação Social, na REDE SOCIAL DE LISBOA; no Projeto UAW - United At Work, aprovado no âmbito do Programa de Emprego e Inovação Social da EU; Júri dos projetos apresentados no âmbito do Programa de Empreendedorismo Intergeracional 2014, Conselheira Municipal de Educação de Lisboa, entre 2013 e 2016; desde abril de 2016, é perita da UE e representante do IEFP, IP no “ESCO – European Classification os Skills/Competences, Qualifications and Occupations”. Recentemente, foi nomeada representante do IEFP no Secretariado Técnico da iniciativa para as Competências Digitais INCoDe.2030.
Tem sido oradora em inúmeras palestras e seminários, em temáticas relacionadas com o Emprego e a Formação Profissional, nomeadamente oradora na Sessão IV – Governação Integrada e Desemprego de Longa Duração, da Conferência “Governação Integrada- a experiência internacional e desafios para Portugal”, FCG, Lisboa, 2015 participação, em representação do IEFP, IP, na “PES Network Conference on the implementation of the Youth Guarantee”, organizada pela UE, em Bruxelas, em Dezembro de 2015,  entre outros.

Foto Autor