Marco Castro Andrade

Marco Castro Andrade

Nasceu em 1974 e é natural do Funchal, onde reside.

É Mestre em Ciências de Educação, no curso de Inovação Pedagógica, pela Universidade da Madeira (UMa) – 2013 e licenciado no curso de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, ESECB - 2007.

Durante nove anos, como professor contratado, pela Secretaria Regional de Educação da Madeira, lecionou diferentes disciplinas a diferentes ciclos, tendo sido professor da disciplina de Teatro de turmas do 3º ciclo (2007/2008), no ano letivo seguinte, foi professor titular do 1º ciclo, de uma turma de 4º ano, e nos anos seguintes, leccionou o curso de Alfabetização para Adultos, no Ensino Recorrente, tendo integrado, mais tarde, o curso de Português Língua Não Materna para estrangeiros e imigrantes, residentes na região (até 2014/2015).

Trabalhou durante 10 anos no sector hoteleiro, como recepcionista, em quatro hotéis do Funchal.

Colaborou com diversos grupos de teatro amador e com a única companhia profissional do Funchal, (TEF) ao longo de 17 anos.

Atualmente, encontra-se desempregado, mas continua a colaborar de forma gratuita com alguns dos alunos estrangeiros e com as idosas do Lar onde trabalhou nos últimos anos, visto que não foi colocado nenhum colega no seu lugar, como aconteceu em outras instituições, (Juntas de Freguesia, IPSS, Câmaras Municipais). Tem apresentado, sob forma de exposição, vários trabalhos e atividades que tem desenvolvido com os seus alunos em diversas escolas, de diversos ciclos e em outras instituições públicas (bibliotecas, juntas de freguesia e IPSS) para o público geral.

Faz pesquisas e apresenta projetos por conta própria e participa em formações (quando possível) sobre o ensino para adultos e sobre as áreas curriculares do 1º ciclo, tem participado em conferências sobre a Educação e, recentemente, foi convidado pela universidade da Madeira para dar uma aula a alunos de ERASMUS, de nível avançado (C1) e uma “aula” a alunos finalistas do Ensino Básico sobre Integração e Inclusão social.

Foto Autor