Gramsci, Trabalho e Educação

Capa do Livro

O nº 4 dos Cadernos SÍSIFO é constituído por dois trabalhos da docente e investigadora brasileira, Sónia Maria Rummert, que se completam, embora elaborados com finalidades distintas.

O primeiro, “Notas sobre o pensamento de António Gramsci – Contribuições à reflexão acerca da temática educacional”, aborda o pensamento deste filósofo e militante italiano. A selecção dos temas apresentados visa uma mais ampla compreensão da realidade histórico-social em que se inscreve a complexa temática da educação, em suas formas escolares e não escolares, nas sociedades organizadas sob a lógica do modo de produção capitalista. A obra e o pensamento de Gramsci representam um contributo e uma “utensilagem mental” muito importantes para pensar a educação nas suas múltiplas dimensões, nomeadamente a filosófica e a política. Em Portugal, António Gramsci é um autor praticamente não editado, certamente pouco lido e conhecido, designadamente no âmbito da comunidade científica das ciências da educação. O trabalho de elucidação crítica e teórica do pensamento de Gramsci, bem como o esclarecimento da sua pertinência para compreender as políticas e práticas educativas, conferem ao texto agora publicado um elevado grau de oportunidade.

O segundo, “Educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros no século XXI: o ‘novo’ que reitera antiga destituição de direitos”, volta-se, particularmente, para a análise da problemática da educação da classe trabalhadora no Brasil, abordando as actuais políticas do Governo Federal, com vista a elevar os baixos índices de escolaridade da população jovem e adulta do país. Evidencia-se, então, que tanto o baixo nível de escolaridade da maioria da população, quanto as alternativas oferecidas, actualmente, pelas políticas governamentais, para fazer frente a tal quadro, constituem claros exemplos da “marca social da escola”, que se caracteriza, conforme Gramsci, pela oferta de formação diferenciada para dirigentes e dirigidos, visando perpetuar as assimetrias de poder.

Autor/a

Sónia Maria Rummert

Editora

Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação |

Ano

2007

Capa

mole

Páginas

86

ISBN

978-972-8036-93-5

Preço

8,08€