Educação e Formação para a População Adulta

29 Maio 2017
Local:
Anfiteatro Joaquim Ferreira Gomes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Coimbra

O Conselho Nacional de Educação vai organizar o Seminário “Educação e Formação para a População Adulta” que irá decorrer no dia 29 de maio no anfiteatro Joaquim Ferreira Gomes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem como propósito identificar estratégias de promoção de possíveis escolhas e fomentar uma visão concertada do trabalho em rede por parte dos profissionais das diferentes áreas, quer ao nível da formação inicial quer ao nível da formação contínua. Procurar-se-á, igualmente, refletir sobre o desenvolvimento de competências transversais que ampliem, nas pessoas, a autonomia e a mobilidade no mercado de trabalho e debater a articulação entre as diferentes entidades do Estado e da sociedade civil no sentido de se potenciarem as novas orientações para a educação e formação de pessoas adultas. 

 

Educação e Formação para a População Adulta

No âmbito das suas atividades, a Comissão Especializada Permanente do Conselho Nacional de Educação – Ensino e formação vocacional – definiu uma linha de trabalho em torno da Qualificação da população adulta.

A adoção recente da “Agenda para as Novas Competências na Europa” coloca grandes desafios a Portugal, visando o reforço do capital humano, a empregabilidade e a competitividade.

Apesar dos progressos alcançados nas últimas décadas subsiste um expressivo défice estrutural de qualificações na população adulta portuguesa. Assim, importa refletir em torno das necessidades de educação e formação das pessoas adultas, seja para o aumento da sua escolarização, seja para o desenvolvimento das suas qualificações profissionais, assegurando a continuidade da aprendizagem ao longo da vida e a permanente melhoria da qualidade dos processos e resultados de aprendizagem.

Neste sentido, o Conselho Nacional de Educação organiza o Seminário “Educação e Formação para a População Adulta” com o propósito de identificar estratégias de promoção de possíveis escolhas e de fomentar uma visão concertada do trabalho em rede por parte dos profissionais das diferentes áreas, quer ao nível da formação inicial, quer ao nível da formação contínua. É igualmente necessário refletir sobre o desenvolvimento de competências transversais que ampliem, nas pessoas, a autonomia e a mobilidade no mercado de trabalho e debater a articulação entre as diferentes entidades do Estado e da sociedade civil no sentido de se potenciarem as novas orientações para a educação e formação de pessoas adultas.

A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra associa-se à organização deste Seminário, cuja temática se enquadra na área de especialização em Educação Permanente e Formação de Adultos do Doutoramento em Ciências da Educação.

Programa provisório

PROGRAMA

9h30

ABERTURA

Madalena Alarcão

Vice-Reitora da Universidade de Coimbra

António Gomes Ferreira

Diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

David Justino

Presidente do Conselho Nacional de Educação

10h00

PAINEL | Análise crítica da evolução das políticas e retrato atual

Ana Cláudia Valente

Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP

Paula Guimarães

Instituto de Educação | Universidade de Lisboa

Presidente da Mesa

Cristina Vieira

Conselho Nacional de Educação

11h15

Pausa para café

11h30

PAINEL | Necessidades de educação e formação de pessoas adultas em idade ativa

Joaquim Ferreira

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

|Universidade de Coimbra

João Caramelo

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

|Universidade do Porto

Presidente da Mesa

Pedro Dominguinhos

Conselho Nacional de Educação

13h00

Almoço livre

14h30

PAINEL | A agenda política até 2020 e os desafios levantados a entidades e profissionais

João Couvaneiro

Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP

Margarida Chagas Lopes

ISEG| Universidade de Lisboa

Paulo Feliciano

Vice-Presidente do IEFP

Presidente da Mesa

Luís Capucha

Conselho Nacional de Educação

15h45

Pausa para café

16h15

PAINEL | Como motivar as pessoas adultas a investir nas suas qualificações?

Albertina Oliveira

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

|Universidade de Coimbra

António Fragoso

Universidade do Algarve

Presidente da Mesa

Almerindo Afonso

Conselho Nacional de Educação

17h30

ENCERRAMENTO

David Justino

Presidente do Conselho Nacional de Educação

Contactos do Conselho Nacional de Educação

Morada
Rua Florbela Espanca 
1700-195 LISBOA
Tel: (+351) 217 935 245 
Fax: (+351) 217 979 093
E-mail geral: cnedu@cnedu.pt

Informação disponível em: http://www.cnedu.pt/pt/iniciativas/seminarios-e-conferencias/1213-seminario-educacao-e-formacao-para-a-populacao-adulta

E em : https://www.uc.pt/fpce/eventos/2017/populacaoativa