Conversas à Quinta!

06 Dezembro 2018 to 14 Dezembro 2018
Local:
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa na Alameda da Universidade - Sala 7

Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direção da AFIRSE Portugal (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education) e o Instituto de Educação da UL promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.

6 dezembro 2018 

Tema: A Política de Educação de Adultos em Portugal
Convidado: João Costa, Secretário de Estado da Educação

13 dezembro 2018 

Tema: A Educação de Adultos em Portugal
Convidado: Rui Canário, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

6 dezembro 2018 

Tema: A Política de Educação de Adultos em Portugal
Moderadora: Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidado: João Costa, Secretário de Estado da Educação
Síntese: Conversa sobre a política pública de educação de adultos, com particular destaque, para as orientações políticas e medidas centradas nos adultos não escolarizados e pouco escolarizados, os obstáculos à definição e implementação de uma política pública integrada e com continuidade temporal, e o uso do conhecimento científico no apoio à decisão e conceção da política pública.

13 dezembro 2018 - das 18:00 às 20:00

Tema: A Educação de Adultos em Portugal
Moderadora: Paula Guimarães, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidado: Rui Canário, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Síntese: Apesar das políticas públicas descontínuas e dos parcos financiamentos dirigidos à educação não formal, a educação de adultos em Portugal inclui uma larga variedade de iniciativas. Para além das iniciativas formais, como os cursos (de educação e formação de adultos, de formação profissional, do ensino recorrente, de curta duração e outros) e o reconhecimento, validação e certificação de competências, outras de educação não formal vão sendo dinamizadas por muitas entidades, públicas, privadas ou da sociedade civil, com finalidades diversas, envolvendo sujeitos com interesses e motivações variadas. Adicionalmente, regista-se uma crescente valorização por parte da população portuguesa pelas aprendizagens que cada um desenvolve ao longo da vida em contextos muito diferenciados.
Considerando modalidades educativas tão diversas, regista-se, contudo, que aquelas de educação política, crítica, problematizadora e transformadora, que procuram favorecer a mudança social são pouco frequentes e quando existem possuem pouca visibilidade. Assim sendo, cabe perguntar:
– a educação de adultos é importante hoje em dia, serve para alguma coisa?
– as finalidades de educação crítica e política perderam relevância nos tempos presentes?
– os tempos presentes são benéficos e interessantes para os sujeitos o suficiente e por isso não merecem ações de educação transformadora?
– que mudanças social e pessoal seriam necessárias nos tempos contemporâneos?
– que finalidades seriam relevantes para a educação de adultos contemporânea?

Inscrição gratuita, mas obrigatória e sujeita à lotação da sala. Faça a sua inscrição através do formulário criado no site do Instituto de Educação

Informação em:

http://afirse.ie.ul.pt/iniciativas/debates-as-quintas-a-tarde/

 

O que é a AFIRSE Portugal

A Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) é uma organização de caráter científico com sede em França e com secções em diferentes países, como é o caso de Portugal, Brasil, Canadá, México, Bélgica, entre outros.

A secção portuguesa da AFIRSE, desde 2014 designada de AFIRSE PORTUGAL, está sediada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em cujas instalações têm lugar os eventos que realiza, com particular saliência para os colóquios nacionais realizados anualmente.

Site AFIRSE Portugal: http://afirse.ie.ul.pt/