Educação e Formação de Adultos no Nº 50 da Revista Portuguesa de Pedagogia

Capa do Livro

O presente número da Revista Portuguesa de Pedagogia integra seis artigos subordinados à temática Educação e Formação de Adultos.

 No primeiro, intitulado Diversificação, Massificação e Esvaziamento da Oferta de Educação e Formação de Adultos (EFA) em Portugal: Algumas Reflexões e Inquietações, Rosanna Barros apresenta uma reflexão crítica sobre a evolução recente das políticas educativas na área da Educação e Formação de Adultos, realçando as suas ambiguidades e tensões. A autora critica as tendências neoliberais atuais, sublinhando a importância do papel do Estado na garantia e efetivação do direito dos adultos à educação, numa ótica de justiça social.

Joanna Ostrouch-Kamińska e Cristina C. Vieira, no artigo intitulado Gender Sensitive Adult Education: Critical Perspective, refletem sobre a influência das experiências relacionadas com o género nos processos de aprendizagem e no funcionamento das instituições de educação de adultos, salientando o papel destas experiências na definição dos objetivos, motivos e expectativas de aprendizagem. As autoras defendem uma educação de pessoas adultas sensível ao género, crítica e emancipatória, consciente da existência de desigualdades e discriminação de género, respeitando as subjetividades individuais e potenciando o desenvolvimento integral de todos os participantes nos processos de aprendizagem.

O terceiro artigo, Desenvolvimento Profissional Docente: Perceções dos Professores em Diferentes Períodos ao Longo da Vida, da autoria de Rui Pires, Mariana Gaio Alves e Teresa N. R. Gonçalves, explora a questão do desenvolvimento profissional docente, enquanto processo de aprendizagem ao longo da vida, apresentando um estudo empírico sobre as perceções de docentes do ensino não-superior dos seus próprios processos de desenvolvimento profissional. Os resultados traduzem a existência de algumas diferenças entre as perceções dos docentes, segundo o período da vida profissional em que se encontram e os níveis de escolaridade em que lecionam.

No artigo Os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais: Reflexão sobre uma Experiência, Ana Paula Almeida descreve uma experiência levada a efeito num Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), realçando as parcerias e as dinâmicas territoriais desenvolvidas.

A autora reflete ainda sobre os efeitos do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais. Referindo os ganhos pessoais de autoestima, motivação para novas aprendizagens e autoconfiança, Ana Paula Almeida salienta, no entanto, o fraco impacto do processo de RVCC Pro na vida profissional dos adultos, considerando que tal pode colocar em causa um compromisso dos adultos com a aprendizagem ao longo da vida.

Letícia Raquel Gonçalves Lopes, Maria da Graça Amaro Bidarra e Carlos Manuel Folgado Barreira são os autores do quinto artigo, intitulado Perceção da Transferência das Aprendizagens em Educação e Formação de Adultos: Um Estudo num Centro de Emprego e Formação Profissional. Neste artigo são apresentados os resultados de uma investigação realizada com formandos de cursos de Educação e Formação de Adultos num Centro de Emprego e Formação Profissional, sobre a perceção da transferência das suas aprendizagens, tendo como base o modelo de Holton e colaboradores. Os formandos apresentam uma perceção positiva da transferência da aprendizagem para um futuro posto de trabalho, verificando-se, no entanto, diferenças significativas nas suas perceções em função de algumas variáveis.

No último artigo, A Indelével Relação entre Trabalho e Formação: O Caso do Centro de Formação de uma Grande Empresa, Sandra Pratas Rodrigues e Natália Alves apresentam uma investigação, de natureza qualitativa, sobre as práticas de uma estrutura de formação profissional contínua de uma grande empresa do sector automóvel. As autoras concluem que existe uma relação fusional entre o trabalho e a formação, que se traduz na definição das finalidades e objetivos da formação, associada a uma conversão dos referenciais das práticas em referenciais da formação e a uma subordinação da formação às necessidades e aos ritmos da produção.

A Revista Portuguesa de Pedagogia dedica este número, subordinado ao tema Educação e Formação de Adultos, ao Professor António Simões, reconhecendo e agradecendo o seu contributo pioneiro e ímpar para o desenvolvimento e afirmação da área da Educação de Adultos na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e no contexto mais vasto, nacional e internacional.

Este texto extraído da Introdução

Revista Portuguesa de Pedagogia

Nº 50-1 (2016)

Sumário

Editorial

Ana Maria Seixas, Albertina Oliveira, Luís Alcoforado, Carlos Reis

Editorial

Páginas 5-12 - PDF

Artigos

Diversificação, Massificação e Esvaziamento da Oferta de Educação e Formação de Adultos (EFA) em Portugal: Algumas Reflexões e Inquietações

Rosanna Barros

Diversificação, Massificação e Esvaziamento da Oferta de Educação e Formação de Adultos (EFA) em Portugal: Algumas Reflexões e Inquietações

Páginas 13-36 - PDF

Uma Educação de Pessoas Adultas Sensível ao Género: Perspetiva Crítica

Joanna Ostrouch-Kamińska, Cristina C. Vieira

Uma Educação de Pessoas Adultas Sensível ao Género: Perspetiva Crítica

Páginas 37-55 - PDF (English)

Desenvolvimento Profissional Docente: Perceções dos Professores em Diferentes Períodos ao Longo da Vida

Rui Pires, Mariana Gaio Alves, Teresa N. R. Gonçalves

Desenvolvimento Profissional Docente: Perceções dos Professores em Diferentes Períodos ao Longo da Vida

Páginas 57-78 - PDF

Os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais: Reflexão sobre uma Experiência

Ana Paula Almeida

Os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais: Reflexão sobre uma Experiência

Páginas 79-95 - PDF

Perceção da Transferência das Aprendizagens em Educação e Formação de Adultos: Um Estudo num Centro de Emprego e Formação Profissional Letícia Raquel Gonçalves Lopes, Maria da Graça Amaro Bidarra, Carlos Manuel Folgado Barreira

Perceção da Transferência das Aprendizagens em Educação e Formação de Adultos: Um Estudo num Centro de Emprego e Formação Profissional

Páginas 97-116 - PDF

A Indelével Relação entre Trabalho e Formação: O Caso do Centro de Formação de uma Grande Empresa

Sandra Pratas Rodrigues, Natália Alves

A Indelével Relação entre Trabalho e Formação: O Caso do Centro de Formação de uma Grande Empresa

Páginas 117-138 - PDF

 

Revista Portuguesa de Pedagogia

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Autor/a

Ana Maria Seixas, Albertina Oliveira, Luís Alcoforado, Carlos Reis, Rosanna Barros, Joanna Ostrouch-Kamińska, Cristina C. Vieira, Rui Pires, Mariana Gaio Alves, Teresa N. R. Gonçalves, Ana Paula Almeida, Maria da Graça Amaro Bidarra, Carlos Manuel Folgado Barreira, Sandra Pratas Rodrigues, Natália Alves

Editora

Imprensa da Universidade de Coimbra

Ano

Nº 50-1 (2016)

Capa

Mole

Páginas

138

ISBN

ISSN: 1647-8614

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