Educação de Adultos: Vida no Currículo e Currículo na Vida

Capa do Livro

A tese de doutoramento, que serve de base ao presente livro, foi agora reformulada de modo a servir como material de formação para os educadores envolvidos neste tipo de cursos para pessoas adultas.
Principais componentes do Índice:
- Da modernidade à pós-modernidade
- Modelos de educação e formação de adultos
- O formador de pessoas adultas
- O formando
- O currículo
- Planificação curricular
- Estudo empírico
- Resultados do estudo
- Práticas de construção curricular em contexto de educação e formação de adultos
- Desenvolvimento profissional de formadores de adultos
- Conclusões
- Bibliografia
O estudo é ilustrado com excertos de entrevistas, quer com formandos quer com formadores. Diz uma formanda: “Eu, no princípio, nem conseguia olhar para os colegas quando apresentava os trabalhos e hoje fui capaz de encarar a situação de confronto de uma forma que eu não julguei vir a conseguir. Porque eu pensava que as pessoas eram de uma certa forma e era assim que morriam. Eram, eram, já não mudavam. Mas estava enganada. Mudam e eu vi o exemplo em mim” (p. 125). E, nas palavras de uma formadora: “Estamos a trabalhar com adultos e eles têm uma visão do que querem saber muito clara, não aceitam o que lhes queremos impingir, sabem o que querem aprender e o que querem estudar são os temas que lhes interessam.” (p. 149).
Recensão de Alberto Melo
Editora:ANQ Agência Nacional para a Qualificação, I.P,
ISBN: 978-972-8743-42-0
Colecção: Perspectivas e Reflexões
1ª Edição: Agosto de 2008
N.º de Páginas: 174

Autor/a

Helena Luísa Martins Quintas

Editora

ANQ Agência Nacional para a Qualificação, I.P,

Ano

1ª Edição: Agosto de 2008

Capa

Mole

Páginas

174 pags

ISBN

9789728743420

URL