Trabalhando juntos: A Educação Familiar, os Museus as Bibliotecas e os Arquivos

Mãe e filho aprendem juntosO NIACE (Instituto Nacional para a Educação Contínua de Adultos), no Reino Unido, anunciou que 3.000 museus, bibliotecas e arquivos (MBAs) já se comprometeram formalmente a apoiar a educação de adultos informal, o que representa um empenhamento real em ajudar as pessoas adultas a aprender ao longo das suas vidas.

Um evento no Yorkshire, a 19 de Abril de 2010, “Trabalhando Juntos”, deu o pontapé de saída para uma série de sessões regionais de construção de rede, a organizar pelos MBAs e pelo NIACE, tendo em vista promover novas parcerias entre os serviços de educação familiar e os MBAs, no interior de diferentes autarquias.
Os delegados que participem nos encontros “Trabalhando Juntos” podem esperar:
- saber mais sobre o contexto político-institucional e actualizar informações sobre educação familiar e MBAs;
- tomar parte em debates para identificar parcerias existentes entre ofertas de educação familiar e MBAs;
- participar em actividades de educação familiar, utilizando recursos já desenvolvidos com MBAs a fim de identificar os potenciais resultados de aprendizagem em adultos e crianças;
- conhecer as formas específicas como os recursos dos MBAs podem apoiar o trabalho das autarquias locais em educação familiar;
- participar no planeamento de detecção de necessidades de formação contínua e do trabalho de construção de redes.
Clare Meade, Técnica Superior de Projectos de Educação Familiar, no NIACE, afirmou:
“Os trabalhos de investigação são muito claros sobre os benefícios da educação familiar, tanto para adultos como para crianças, e sobre o seu significado no fortalecimento da vida familiar. Os eventos que estamos a organizar, conjuntamente com os MBAs, vão construir 9 redes regionais de apoio e cursos de formação, promover as boas práticas e criar parcerias sustentáveis entre entidades que oferecem educação familiar e os MBAs. Trabalhando juntos, podemos criar mais oportunidades de aprendizagem para muitas famílias.”
Por seu lado, Natasha Innocent, Consultora Superior de Estratégia dos MBAs, declarou:
“Os museus, bibliotecas e arquivos são espaços inspiradores que atraem um vasto leque de famílias, mas existe um enorme potencial ainda por concretizar no que respeita às nossas competências para podermos beneficiar mais famílias. MBAs e NIACE estão a trabalhar em conjunto para incentivar a colaboração ao nível local”.

(In http://www.eaea.org)

  

Tópicos: Tags: