As Redes Sociais no ELM (European Lifelong Learning Magazine)

A “semente” do ELM já “germinou” e o primeiro tema ainda em fase de teste são as Redes Sociais.

No passado mês de Julho já tínhamos anunciado, aqui no nosso site, o surgimento do ELM (European Lifelong Learning Magazine) a nova revista on line, em inglês, dedicada à aprendizagem ao longo da vida e à educação de adultos.

Agora já está disponível o primeiro teste desta revista dirigida aos profissionais e defensores da educação de adultos, educadores, elementos de ONGs e aos decisores políticos na Europa e fora dela. Os investigadores e académicos também podem encontrar conteúdos com interesse no ELM.

Um número teste em que o tema são as redes sociais

O tema da primeira edição é a Educação de Adultos e as Redes Sociais. As Redes Sociais são a nova realidade normal dos nossos quotidianos. Profissionais de todos os setores precisam de estar nelas, ou tornam-se obsoletos. Que tipo de espaços de aprendizagem são as redes sociais? Como podem os educadores melhorar as potencialidades das redes sociais? Ou as redes sociais são um inimigo da aprendizagem?

No artigo “As redes sociais para adultos pouco qualificados: novas oportunidades” escrito por Ben Vaske, diretor do ETV.nl, considera-se que elas proporcionam um ambiente menos formal de aprendizagem.

“As redes sociais assíncronas podem ser usadas com o fim de ajudar diretamente as pessoas durante seu processo de aprendizagem, argumenta Vaske. Por exemplo, usando WhattsApp ou o Facebook pode-se obter de forma rápida uma resposta sobre uma questão específica de aprendizagem. Outra utilização possível é para ensinar através de pequenos filmes sem o uso de linguagem complicada. Os materiais não devem ser muito abrangentes, mas curtos e fáceis de compreender. Isto oferece novas oportunidades de tornar a aprendizagem atraente e de acesso mais fácil.

No entanto, a tecnologia em si própria não é importante, antes a utilização inteligente da mesma, partindo das necessidades do aprendente.

Baseados nas necessidades de quem aprende, um formador pode desenvolver um percurso de aprendizagem no qual as redes sociais podem ser utilizadas para atrair os aprendentes a desenvolverem o seu próprio processo de aprendizagem, como afirma Vaske.

Esta edição apresenta conteúdos diversificados e mostra possíveis tipos de artigos futuros do ELM: por exemplo, na série Ensaio (Essay) publicam-se conteúdos em formato longo que aprofundam o tópico. Em “Três vozes”, investiga-se um determinado tópico através dos pontos de vista de três de especialistas. O Toolkit ensina ao leitor novos truques do mercado e no Debate apresentam-se dois peritos confrontando-se numa batalha de argumentos.

Esta edição de setembro é um número teste e a ELM gostaria de ter um feedback sobre a sua experiência de leitura. Pretendem tirar lições a partir do feedback para o lançamento oficial da ELM em dezembro. Irão publicar em breve um inquérito aos leitores!

Lline + InfoNet = Elm

O ELM nasce da fusão entre a LLinE, uma reconhecida revista de Aprendizagem ao Longo da Vida, e a InfoNet, uma rede de comunicação de correspondentes europeus de educação de adultos. O ELM pretende combinar as melhores tradições de ambos os meios: a tradição da LLinE no jornalismo de alta qualidade, combinada com a rede de correspondentes em toda a Europa da InfoNet. Através desta rede o ELM apresenta um retrato autêntico do campo da educação de adultos na Europa.

Os números antigos da LLinE e os conteúdos da InfoNet ainda estão disponíveis nos arquivos do ELM.

Os editores

ELM é uma coprodução europeia. A Lifelong Learning Foundation finlandesa é a editora responsável, juntamente com os coeditores: DIE (Deutsches Institut für Erwachsenenbildung), DFS (Danish Adult Education Association)) e KEB (Katholische Erwachsenenbildung Deutschland). A EPALE Alemã atua como patrocinador. A EAEA (Associação Europeia para a Educação de Adultos) e o NVL (Nordic Network for Adult Learning) intervém como consultores para os media.

Desfrute ELM! Porque aprender, realmente nunca termina.

Notícia no site da Aprender: ELM – Uma nova revista on line europeia sobre a educação de adultos

Site do ELM: http://www.elmmagazine.eu/

Tópicos: Tags:
ELM