Quinzena Cultural de Alcáçovas

O CNO da Terras Dentro aderiu desde o primeiro momento ao Plano Nacional de Leitura e encontra-se a desenvolver durante o ano 2010 uma iniciativa que designámos Por Terras Dentro a Ler+, com o objectivo de promover o gosto pela leitura e escrita entre a população adulta.

Cartaz Serão de PoesiaNo âmbito desta iniciativa, e integrado no programa da Quinzena Cultural de Alcáçovas vamos dinamizar, um Serão de Poesia e Contos Populares, onde teremos a participação de vários adultos que frequentam o CNO a apresentar poemas próprios ou de outros autores. Haverá ainda chá, chocolate quente, biscoitos e bolinhos. Este Serão, será realizado no Pátio do Palácio dos Henriques (reconhecido como monumento de interesse nacional), um espaço bonito e para qual os Alcaçovenses querem chamar a atenção no sentido de um dia vir a ser recuperado.
Organizaremos também a actividade “Os Pais gostam de ler histórias” no âmbito da Feira do Livro e onde iremos ter alguns pais que frequentam o CNO a Ler/Contar histórias.
Em ambas as actividades, e aliás para todo o projecto anual Por Terras Dentro a Ler+, contamos com o apoio de diversas entidades parceiras (autarquias, associações locais, bibliotecas, escolas, etc.).
Qualquer das actividades é aberta a todos e a todas as idades.
Cartaz Pais a ler

Projecto Por Terras Dentro a Ler+
Objectivo 
Desenvolver o gosto pela leitura junto das pessoas adultas que frequentam o Centro Novas Oportunidades.

Objectivos Específicos
- Envolver uma rede de parceiros locais para o desenvolvimento do gosto pela leitura junto das pessoas adultas (Escolas; Bibliotecas; Autarquias; Associações);
- Envolver as pessoas adultas na organização de actividades de promoção do gosto pela leitura;
- Desenvolver o interesse e a acessibilidade das pessoas e das comunidades mais isoladas, aos livros, às bibliotecas e às actividades de leitura existentes na nossa zona de intervenção;
- Apoiar actividades inter-geracionais de promoção do gosto pela leitura;
- Apoiar percursos de leitura pessoais;
- Promover a articulação entre os referenciais de competências-chave e as actividades a realizar.

Tópicos: Tags: