Projecto Novas Oportunidades a Ler+ incentiva o gosto pela leitura nos adultos

Projecto Novas Oportunidades ler+O projecto Novas Oportunidades a Ler+, destina-se a apoiar o desenvolvimento do gosto pela leitura junto do público adulto dos Centros Novas Oportunidades. O objectivo desta iniciativa consiste em consolidar o trabalho realizado pelos Centros Novas Oportunidades com os adultos que os frequentam, para que estes aprofundem o gosto pela leitura e descubram o prazer de ler.

Este projecto do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Agência Nacional para a Qualificação, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), convida os Centros Novas Oportunidades a explorar as actividades mais convenientes para a promoção de hábitos de leitura, de acordo com um conjunto de linhas orientadoras que visam a criação de ambientes de leitura através da divulgação e da disponibilização de livros, revistas, jornais e listas de páginas na Internet nos próprios centros.
A partilha do livro preferido pelos adultos, a leitura de obras ou de autores sobre os quais nunca leram nada mas já ouviram falar, ou a criação e o enriquecimento de blogues sobre livros e leitura são outras das actividades recomendadas.
Além destas, são propostas actividades como a promoção da leitura em família, estimulando-se os adultos a lerem com as crianças do seu círculo familiar e de amigos, a ida frequente a bibliotecas e a utilização de documentos e de materiais aí existentes, recorrendo às tecnologias da informação e da comunicação (TIC), assim como a participação em comunidades de leitores. 
Para este efeito, os Centros Novas Oportunidades que pretendam aderir a esta iniciativa devem registar-se preenchendo uma ficha disponibilizada na página electrónica do PNL.
 
Para mais informações, consultar www.planonacionaldeleitura.gov.pt

 

Tópicos: Tags:
ler