O Papel das Bibliotecas na Aprendizagem ao Longo da Vida

Capa do Nº 1 de 2012 da Scandinavian Library QuarterlyNuma época em que os cidadãos têm uma necessidade crescente de adquirir novas capacidades ao longo das suas vidas, como é que podemos apoiar as bibliotecas para reforçarem a aprendizagem ao longo da vida e para desempenharem o seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento social? Este é o tema do primeiro número deste ano da revista SLQ - Scandinavian Library Quarterly, revista trimestral publicada pela Scandinavian Library Quarterly em inglês e disponível na NET.

O objetivo da SLQ - Scandinavian Library Quarterly (Revista trimestral Biblioteca Escandinava) é apresentar as tendências e estratégias atuais das bibliotecas escandinavas para o mundo utilizador da língua inglesa e criar um fórum para o diálogo construtivo e interessante.
Esta revista está disponível eletronicamente e aborda temas tais como, o papel das bibliotecas em regiões pouco povoadas, estabelecer pontes entre o espaço virtual e real da biblioteca, a arquitetura das bibliotecas e as políticas de informação.

O Volume 45 do nº 1 de 2012 é dedicado à Aprendizagem ao Longo da Vida.
Da cerca de meia dúzia de artigos que compõe este número destacamos quatro artigos provenientes de cada um dos quatro países escandinavos:

- As bibliotecas públicas como espaço de aprendizagem (Suécia)
O papel das bibliotecas públicas está a mudar rapidamente e o aumento de educação aberta cria oportunidades para que eles sejam centros de aprendizagem ao longo da vida. Alastair Creelman, um blogger e analista de e-learning na Universidade Linnaeus em Kalmar, examina algumas das principais tendências atuais da aprendizagem baseada na net e discute o papel futuro das bibliotecas públicas nesse contexto.

- Espaço para a aprendizagem - projeto nórdico para o fortalecimento trans-sectorial da aprendizagem da comunidade (Noruega)
É do senso comum que as bibliotecas públicas, assim como as instituições de educação de adultos, devem contribuir para a aprendizagem da comunidade.
Também é amplamente aceite que a educação em geral deve contribuir para desenvolver e esclarecer os cidadãos. Tanto as bibliotecas como as instituições de educação de adultos, portanto, precisam de espaço onde este processo possa ocorrer - espaço para aprender e se esclarecer, tanto no sentido literal como metafórico. Podem as bibliotecas públicas servir como um espaço comum para essa aprendizagem, ou poderá ser criado outro espaço semelhante através da cooperação entre os envolvidos na aprendizagem da comunidade?

- Inovação e Desenvolvimento de Negócios nas Bibliotecas de Pesquisa Dinamarquesas (Dinamarca)
Num período de recessão e baixo crescimento, tanto na Dinamarca como no resto do mundo, a Denmark’s Electronic Research Library (DEFF) tem uma nova missão. A missão de se colocar como um ator central no crescimento dinamarquês e na agenda de inovação. Isto tornou-se, ao mesmo tempo, mais difícil e mais importante. Mais difícil porque o financiamento público está sob pressão, e mais importante porque o acesso ao conhecimento é vital.

- Bibliotecas, livros, poeira e outras coisas como tais (Finlândia)
Jukka Relander (escritor, educador, político, especialista em comunicação de media, e o presidente do finlandês Library Association) conta-nos que quando era um novato no mundo das bibliotecas, pensava que aí todas as preocupações giravam em torno dos livros. “Vocês sabem! Aqueles objetos retangulares emprateleirados nas paredes, contendo folhas de papel com figuras negras obscuras impressas nelas. Palavras, frases, capítulos, universos”.

A Revista Trimestral Biblioteca Escandinava, até 2012 conhecida como a Revista Trimestral da Biblioteca Pública Escandinava, existe já há algum tempo - foi publicada pela primeira vez em 1968.
É publicada conjuntamente pelas Autoridades Nórdicas das Bibliotecas Públicas na Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca, e cada um desses países acolhe, por um período de cinco anos, a sua redação principal. Desde de Janeiro de 2012, está localizada em Estocolmo, na Biblioteca Nacional da Suécia.
Pdf do Volume 45 Nº1 - 2012 da Scandinavian Library Quarterly
Site da Scandinavian Library Quarterly
http://slq.nu/

Tópicos: Tags: