EPALE - A plataforma eletrónica para a Educação de Adultos na Europa

EPALE

A EPALE é uma iniciativa muito recente na área da educação de adultos, financiada pela Comissão Europeia. 
Este site multilíngue (inclui português), foi especialmente concebido para atrair o interesse de professores, formadores, investigadores, académicos, decisores políticos e qualquer outra pessoa que exerça funções profissionais na educação de adultos em toda a Europa, permitindo assim fazer circular de forma mais fácil e aberta materiais, instrumentos, recursos e ideias.

 

A educação de adultos é cada vez mais importante para a economia e a sociedade europeia. Um recente estudo internacional sobre as competências dos adultos indica que a Europa tem um desempenho menos satisfatório do que muitos dos seus concorrentes. Um quinto dos adultos na UE apresenta baixos níveis de literacia e numeracia e um quarto não sabe utilizar adequadamente as tecnologias digitais. 

A UE e os Estados-Membros reconhecem a importância da aprendizagem ao longo da vida tendo fixado um objetivo de participação da população europeia em idade ativa em 15% até 2020 – ainda assim, a maioria dos países está ainda muito longe deste resultado. Esta necessidade foi destacada na Agenda Europeia para a Educação de Adultos, a par de um esforço para aumentar a qualidade e a integração das oportunidades de aprendizagem.
A Comissão Europeia reconhece que muito mais pode ser feito para ajudar os profissionais em toda a Europa a trabalhar e a aprender em conjunto, daí a criação deste recurso multilíngue. Graças à supressão das barreiras linguísticas, poderão circular de forma mais fácil e aberta materiais, instrumentos, recursos e ideias, contribuindo para a promoção das boas práticas e ajudando a elevar os padrões existentes.
Prevê-se que, nas próximas semanas, seja possível encontrar neste site ferramentas úteis, incluindo um calendário de eventos e uma área de identificação de parceiros. A EPALE pretende disponibilizar, num espaço único, tudo aquilo que precisa saber sobre educação de adultos em toda a Europa.
À medida que o site evoluir terá oportunidade de trocar informações, pontos de vista, ideias e recursos com outros participantes em toda a Europa.
Os conteúdos estarão organizados em cinco grandes temas na área da educação de adultos.
1. Apoio ao aluno
a. Vários grupos alvo (migrantes, desempregados, idosos, etc.)
b. Medidas de apoio (intervenção, orientação, validação de aprendizagem informal, qualificações, supressão de obstáculos à educação, etc.)
2. Contextos de aprendizagem
a. Prestadores
b. Aprendizagem informal e não formal
c. Aprendizagem digital
d. Aprendizagem combinada
e. Aprendizagem intergeracional
f. Voluntariado
g. Aprendizagem comunitária
h. Aprendizagem no local de trabalho
3. Aptidões para a vida
a. Competências básicas, (literacia, numeracia, TIC, línguas, empreendedorismo)
b. Competências profissionais (C-VET)
c. Outras (cidadania, arte e cultura, etc.)
4. Qualidade
a. Desenvolvimento profissional do pessoal que trabalha no domínio da educação de adultos
b. Desenvolvimento curricular
c. Práticas inovadoras
d. Acreditação
e. Garantia de qualidade
5. Políticas, estratégias e financiamento
a. Sistemas e políticas de educação de adultos (incluindo governação, QNF/QEQ)
b. Vantagens da educação de adultos
c. Legislação
d. Investigação na área da educação de adultos
e. Financiamento (estratégias, financiamento disponível a nível europeu, nacional, regional e local)
Para saber mais consulte: http://ec.europa.eu/epale/pt/node/1

Tópicos: Tags: