ELM – Uma nova revista on line europeia sobre a educação de adultos

No próximo mês de Setembro irá surgir uma nova revista on line europeia sobre a educação de adultos. Irá chamar-se ELM (European Lifelong Learning Magazine) e resulta da fusão da InfoNet - European InfoNet Adult Educatione e da revista finlandesa LLinE - Lifelong Learning in Europe.

A revista ELM passará a ser o único meio de informação jornalística de acesso livre na Europa sobre a educação de adultos e terá como base um site onde se apresentarão novos conteúdos a cada duas semanas e um número temático trimestral.

Com o início da ELM irá terminar a newsletter InfoNet, cujo último número foi recentemente publicado, já que os apoios da European Union Lifelong Learning Programme terminam em Setembro.

Deixará de haver novos artigos no site da InfoNet mas continuará acessível o banco de dados com os artigos até agora publicados.

ELM - European Lifelong Learning Magazine

A nova publicação ELM (European Aprendizagem Magazine) é uma revista de acesso livre, com uma rede de correspondentes e autores de âmbito continental que será o único meio de informação jornalística na Europa sobre a educação de adultos. Terá com base a experiência recolhida ao longo de muitos anos de atividades por dois conhecidos media: “European InfoNet Adult Education” (InfoNet) e “Lifelong Learning in Europe” (LLinE).

A nova revista ELM terá como base um site onde serão apresentados novos conteúdos a cada duas semanas e um número temático trimestral.

Uma versão impressa (em Inglês) estará disponível por pedido que se irá basear no tema temático do trimestre. A revista será desenvolvida em estreita cooperação com a Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA).

O desenvolvimento de ELM é apoiado pelo Programa de Aprendizagem Vitalício (UE).

A edição experimental será publicada em setembro de 2015 e a primeira edição efetiva em novembro 2015.

Declaração De Missão

A ELM irá promover uma ampla definição de educação de adultos e, e terá como foco inicial os benefícios mais generalizados da aprendizagem ao longo da vida. A missão de ELM é fazer com que o conhecimento e a experiência na educação de adultos esteja disponível para um público europeu e, possivelmente mundial. Apoiará os profissionais de educação de adultos na Europa no seu trabalho através da partilha de boas práticas e de conteúdos escritos, de profundidade, sobre tópicos específicos, tendências, pessoas e políticas.

Grupo Alvo

A ELM espera ter como leitores os profissionais de educação de adultos, advogados, elementos de ONG, decisores políticos e, até certo ponto, os investigadores. A ELM convida educadores de adultos, alunos e decisores a contribuir com artigos para partilhar os seus conhecimentos e experiências no campo e a promover a educação de adultos na Europa.

Para os jovens académicos, a ELM serve como um trampolim ao proporcionar a oportunidade de publicação de trabalhos de pesquisa.

A ELM também vai contribuir com informação para o portal europeu EPALE.

Conteúdo

A ELM irá publicar um novo conteúdo quinzenalmente e explorar um tema tópico com um número temático trimestral. O conteúdo será composto de notícias, entrevistas, relatórios e artigos de fundo, resenhas de livros, colunas pessoais, blogs, produtos multimédia, etc.

A ELM irá abranger todos os aspetos da educação de adultos: aprendizagem de segunda oportunidade, competências básicas, formação profissional, educação democrática, social e cívica, aprendizagem em tempos de lazer, aprendizagem para a integração e convivência multicultural, aprendizagem intergeracional e muito mais.

A ELM irá cobrir os desenvolvimentos de políticas nacionais e europeias, boas práticas, iniciativas inovadoras, projetos e debates nacionais e europeus. Acima de tudo, a ELM irá concentrar-se sempre e igualmente no aprendente adulto e nas suas histórias.

Para ler as últimas notícias da InfoNet (em inglês) consultar o site: http://www.infonet-ae.eu/

Para saber mais sobre o projeto ELM European Lifelong Learning Magazine consultar: http://www.infonet-ae.eu/index.php?subid=3979&option=com_acymailing&ctrl=url&urlid=82&mailid=58&Itemid=118

E ler os artigos assinados por Markus Palmén e inseridos na LLinE - Lifelong Learning in Europe:

More theoretical tinkering, please! - http://lline.fi/en/article//112015/more-theoretical-tinkering-please

Change is afoot - http://www.lline.fi/en/News/22052015/change-is-afoot

Tópicos: Tags:
ELM