Divulgação de Projetos – Atividades extracurriculares com adultos no Agrupamento de Escolas de Valongo

Continuamos a divulgar os projetos que se candidataram ao Prémio Semana ALV 2018. Hoje apresentamos as atividades desenvolvidas com adultos na Escola Secundária de Valongo, escola sede do Agrupamento de Escolas de Valongo (AEV).

Esta escola tem ofertas educativas no âmbito da educação e formação de adultos e envolvem os formandos em atividades extracurriculares, fomentando o seu desenvolvimento pessoal, favorecendo um maior enriquecimento cultural e uma melhor inclusão social permitindo, assim, assegurar uma melhor relação consigo próprio e com os outros.

Simultaneamente, promovem o desenvolvimento das competências pessoais de cidadania através de uma formação não formal integrando-os na vida ativa e na relação com o mundo.

1. Atividades extracurriculares dos cursos EFA e Ensino Recorrente

A Escola Secundária de Valongo, escola sede do Agrupamento de Escolas de Valongo (AEV), tem ofertas educativas no âmbito da educação e formação de adultos. Estas ofertas incidem, atualmente, nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), Ensino Recorrente, Formações Modulares e, em parceria com outras entidades, Centro Qualifica.

A escola desempenha um papel importante na vida social e cultural, fornecendo não apenas educação, mas atividades extracurriculares, estimulando a sua criatividade, a compreensão das diferentes culturas num contexto europeu comum. Na instituição a prioridade é oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem aos aprendentes, por isso trabalha-se em diferentes projetos extracurriculares (ambiental, saúde, orientação, atividades ao ar livre, etc).

2. Descrição do projeto no âmbito das atividades extracurriculares

Como motivar os alunos/formandos inscritos nos cursos para adultos? Em que medida a nossa escola pode complementar as aprendizagens formais?

O diagnóstico e análise ao longo dos últimos anos revelaram a necessidade de se desenvolver atividades extracurriculares no sentido de lutar contra o abandono dos aprendentes adultos que pretendem completar a escolaridade obrigatória ou o ensino secundário.

3. Objetivos

As atividades desenvolvidas no âmbito dos cursos EFA e do Ensino recorrente da Escola Secundária de Valongo – escola sede do Agrupamento de Escolas de Valongo – visam principalmente:

­- Estimular o enriquecimento cultural dos adultos;

­- Consciencializar os adultos para os patrimónios cultural, natural, imaterial, …;

­- Despertar nos formandos o gosto pelas questões da memória, da História;

­- Desenvolver e potenciar o espírito crítico e a sensibilidade artística;

­- Sensibilizar os formandos para a adoção e implementação de atitudes que permitam novas dinâmicas;

­- Desenvolver o relacionamento interpessoal.

4. Atividades desenvolvidas

Foram desenvolvidas diversas atividades fora da sala de aula, complementares às aprendizagens formais, no sentido de consciencializar os adultos para outros “mundos”, estimulando o seu enriquecimento cultural e potenciando para uma cidadania ativa. Das diferentes iniciativas promovidas pela nossa instituição, salientamos as seguintes:

­- Visitas de estudo, aos fins de semana, a lugares/monumentos que transmitem valores e estimulam memórias, indispensável à formação da identidade portuguesa: Mosteiro de S. Martinho de Tibães (Braga); Centro histórico da cidade do Porto; Navio-Escola Gil Eannes (Viana do Castelo) e Serra de Arga; Mosteiro dos Jerónimos e zona de Belém (Lisboa); Terminal de Cruzeiros do Porto e de Leixões; Vale do Varosa (mosteiros cistercienses, ponte de Ucanha e Caves Murganheira); Peddypaper em Valongo.

­- Atividades artísticas: produção de postais; criação de letras para canções sobre o povo português; recriação histórica da Bugiada de Santo António dos Almocreves, no âmbito da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo.

­- Celebração de datas: Natal (com o concurso de Mesas de Natal); São Valentim (com a festa do fondue de chocolate); Candelária (com a festa dos crepes); Dia Europeu da Memória do Genocídio e da Prevenção dos Crimes contra a Humanidade ou Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto; S. João (com uma sardinhada).

­- Conferências: Exemplos: "Prevenção do consumo de substâncias psicoativas lícitas e comportamentos aditivos"; Suporte Básico de Vida, no quartel dos Bombeiros de Valongo; "A sexualidade na Terceira Idade", dinamizada pelo Dr. José Eduardo Pinto da Costa.

­- Sessões de cinema.

­- Projeto Erasmus + KA2 “#Mémoire(s)”

Com estas iniciativas, os adultos mobilizaram conhecimentos de diferentes áreas de competência, na preparação e realização das atividades. As experiências adquiridas foram de grande significado para os adultos envolvidos. Por exemplo, na visita a Lisboa, para alguns, foi a primeira vez que andaram de avião.

5. Impacto

As atividades realizadas têm alcançado os objetivos propostos.

No que diz respeito aos aulos/formandos, têm-se verificado:

­- Competências linguísticas acrescidas (ao preparar documentos relacionados, por exemplo, com as visitas de estudo);

­- Competências digitais acrescidas (ao preparar documentos relacionados, por exemplo, com as visitas de estudo);

­- Competências sociais acrescidas (convívios entre as turmas);

­- Motivação acrescida;

­- Conhecimento acrescido a nível dos patrimónios cultural, natural, …

Site do Agrupamento de Escolas de Valongo: http://www.esvalongo.org/portal/

Tópicos: Tags: