Divulgação de Projetos - Associação INCLUIR+

Continuamos a divulgar os projetos que se candidataram ao Prémio Semana ALV 2018. Hoje apresentamos as atividades desenvolvidas pela Associação INCLUIR+.

Esta Associação estimula a economia social, uma vez que, fruto da vontade expressa das integrantes do Clube de Costura, as mesmas são remuneradas pelo trabalho realizado quando manifestarem esse interesse. A par das artes manuais realizam visitas e passeios que consideram estimulantes e geradoras de pensamento crítico para os seniores, utentes e sócios que os acompanham.

A INCLUIR+ é uma Associação sem fins lucrativos que se constituiu em 2016 como uma resposta social apoiada institucionalmente pelo Município de Torres Vedras, na capacitação de cidadãos seniores por via do resgate de saberes e artes manuais. Fruto do trabalho da valência do Clube de Costura Sénior, retiram do isolamento social e da letargia física e psíquica vinte seniores, que duas vezes por semana se reúnem para criar artigos que são comercializados. São uma Associação que estimula a economia social, uma vez que, fruto da vontade expressa das integrantes do Clube de Costura, as mesmas são remuneradas pelo trabalho realizado quando manifestarem esse interesse. A par das artes manuais realizam visitas e passeios que consideram estimulantes e geradores de pensamento crítico para os seniores, utentes e sócios que os acompanham.

Desde 2017 que a valência Clube de Costura Sénior colabora com a Fundação Joana Vasconcelos. Essa colaboração tem permitido colocar desafios a esta comunidade sénior, não só do ponto de vista técnico de execução, como também de um reposicionamento sobre o objeto em criação.

Esta aprendizagem tem-se materializado na execução de uma série exclusiva de sacos para a loja do Museu Guggenheim de Bilbao. Toda a primeira série produzida esgotou rapidamente.

A colaboração da Associação INCLUIR+ com a Fundação Joana Vasconcelos expressa um compromisso entre o tradicional e o contemporâneo, bem corno a convicção de que todos são importantes para acrescentar valor e tomar a nossa sociedade inclusiva. O diálogo e a Intergeracionalidade são a garantia de uma comunidade mais criativa.

Facebook da INCLUIR+: https://www.facebook.com/incluirmais/

Tópicos: Tags: