Cidadania Ativa

O foco temático da EPALE (Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa) para maio é a cidadania ativa e a importância da educação para a cidadania.

A educação para a cidadania é um passo importante no sentido de sociedades saudáveis. Ajuda as pessoas a aprender sobre a cidadania e os direitos humanos através de uma compreensão dos princípios e instituições do seu país. A educação para a cidadania pode transformar os aprendentes em cidadãos ativos. Ajuda-os a exercer o seu julgamento e pensamento crítico, desenvolver um sentido de responsabilidade individual e comunitário, e a envolver-se nas suas comunidades e democracia locais a todos os níveis.

Disponibilizamos aqui um artigo sobre projetos de aprendizagem informal que promovem uma cidadania ativa e fiquem atentos a novos conteúdos que irão surgir na Plataforma EPALE durante o mês de maio.

Projetos de Aprendizagem Informal que Promovem uma Cidadania Ativa (excertos)

Artigo de Tim Scholze, do Instituto Alemão para Educação de Adultos – Centro de Leibniz para Aprendizagem ao Longo da Vida

À luz do aumento dos movimentos populistas e nacionalistas, acompanhado da ira das classes médias, vale a pena conhecer alguns projetos de aprendizagem ao longo da vida, práticos, significativos e, por isso, compreensíveis, que abordam esses problemas ao nível local. Estes projetos poderiam agora desenvolver efeitos secundários desejáveis.

O reforço dos movimentos populistas e nacionalistas pode ser observado atualmente em quase todos os Estados-Membros da UE, espalhando o medo do outro e a hostilidade contra os estrangeiros, promovendo uma cultura separatista que está a dar origem à desintegração da sociedade europeia.

Vemos cada vez essas tendências populistas de direita em áreas onde a ação cívica orientada para objetivos comuns deu lugar a uma cultura amorfa e indiferenciada de "massas zangadas", nas quais os interesses individuais já não são mais refletidos de maneira racional e os valores partilhados ou os desenvolvimentos coletivos já não desempenham um papel.

Uma estratégia fundamental para enfrentar os desafios futuros é a implementação de projetos tangíveis de "aprendizagem ao longo da vida" na vizinhança imediata de uma comunidade, que adotem uma abordagem significativa e baseada nas necessidades para lidar com problemas específicos do terreno.

Esses projetos educacionais são de natureza primariamente "informal", ou seja, não visam atingir certas qualificações e alguns nem sequer têm um objetivo educacional explícito.

O projeto educativo holandês "Can Do!" é um exemplo muito bem sucedido desse tipo de programas de aprendizagem ao longo da vida, através do qual formadores comunitários motivam e apoiam as pessoas que vivem nas cidades a organizarem os seus próprios projetos em zonas desfavorecidas para promoverem o seu próprio sentido de identidade. Neste projeto, os residentes holandeses de longa data que vivem em circunstâncias económicas precárias, trabalharam em conjunto com os recém-chegados de diferentes países para planear e organizar os seus próprios eventos e campanhas – que vão desde tornar o seu bairro mais atraente, realizar eventos comunitários ou simplesmente celebrar juntos. Podem descobrir mais sobre este projeto aqui: Website Projeto Can Do (em inglês). http://act-eu.org/index.php?id=106

A cooperativa "Time for Society" integra acção cívica e envolvimento social em cursos de formação informais ou baseados em grandes empresas, tornando-se assim o maior fornecedor de actividades de responsabilidade social empresarial (RSE) na Bélgica. Pode obter mais informações sobre este projeto no site Time for Society (link externo) (em inglês, holandês e francês). http://www.time4society.com/en/ ou em francês http://www.time4society.com/fr/

A indústria de voluntários europeus, organizada através de serviços como o Serviço Voluntário Europeu , oferece um conjunto virtual de projetos de aprendizagem ao longo da vida baseados na prática que combinam projetos, orientados para as necessidades com uma educação cívica ativa.

Os efeitos destes projetos de aprendizagem ao longo da vida são enormes. Resolvem problemas a nível prático, melhoram a integração, resolvem conflitos, educam e socializam diferentes grupos de pessoas, incluindo imigrantes e seus descendentes, bem como pessoas de áreas onde as tendências de direita estão em ascensão. Estes projetos podem assim promover e construir as competências cívicas e o envolvimento que nos podem proteger do populismo, da xenofobia e do nacionalismo.

Existem inúmeros projetos de aprendizagem ao longo da vida na Europa. São eficientes, significativos, têm um efeito direto e promovem a integração, como foi empiricamente testado pelo Projeto BeLL (Benefícios da Aprendizagem ao Longo da Vida)  https://www.die-bonn.de/id/32368/about/html/?lang=en&  O seu único "problema" é a sua falta de formalidade, o que significa que este sector da educação tem um grupo que o defenda relativamente fraco e, como consequência adicional, recebe menos apoio financeiro e estrutural.

Artigos sobre o Projeto Bell na Aprender

http://www.direitodeaprender.com.pt/artigos/beneficios-da-aprendizagem-ao-longo-da-vida

Até 2014, o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PLL) era uma das poucas fontes de financiamento para o desenvolvimento e de apoio a projetos deste tipo na Europa. Estas atividades prosseguirão no seguimento do programa ERASMUS+ que o vem substituir – embora continuando, como antes, num nível relativamente baixo quando comparado com os sectores da educação formal, da escola, da universidade e da formação profissional. Os programas nacionais de apoio concentram-se apenas em áreas isoladas, normalmente quando os problemas nestas áreas se tornam demasiado virulentos e proeminentes.

A aprendizagem ao longo da vida é um processo contínuo de desenvolvimento individual com poderosos efeitos integrativos para as comunidades cívicas; em última análise serve para manter as nossas sociedades unidas.

Por esta razão, projetos e iniciativas que apoiam o empenho cívico devem ser objeto de uma grande importância, o que deve ser refletido por todos os meios – particularmente à luz da situação atual na Europa e nos seus Estados-Membros – na valorização estratégica e nos níveis adequados de apoio programático e financeiro.

Artigo completo disponível em inglês aqui:

https://ec.europa.eu/epale/en/blog/informal-learning-projects-promote-active-citizenship

 

 

Artigos no Blog

European perspectives on citizenship education (EN, DE, SK, LV, NL)

Adult Education and Citizenship in Post Conflict Societies (EN, DE, FR, IT, PL, ES)

Brexit and its implications for Citizenship Education across Europe (EN, DE, ET, FR)

Citizenship – more than public participation and empty EU phrases (EN, DE, FR)

What is the situation concerning Active Citizenship Education in the European Union? A reflection based on the Grundtvig and Europe for Citizens programmes (EN, DE, FR)

Learning to Live with Difference - developing adult learning approaches in Northern Ireland (EN, FR, DE)

Learning and civic engagement (DE, EN, FR)

What do adult education and Martin Luther King have in common? (EN, SL)

Informal learning projects to promote active citizenship (EN, DE)

New KA2 project: LQN promotes active citizenship for rural development and a better quality of life (EN)

Lifelong Learning Week: 6 lessons learnt about migrant education and citizenship (EN)

Erasmus + KA2. Understanding Media for Active Citizenship (UMAC): What is Media really telling us (EN)

What remains of 2015? What is coming in 2016? (EN,DE, PL)

Where is digital civic adult education? (EN, DE)

NECE – Networking European Citizenship Education – Intercâmbio internacional para incentivar o progresso da educação cívica (EN, DE)

Recursos

Citizenship Education in Europe

Civic education: Case studies

EAEA Grundtvig Award 2013. Active citizenship and transnational solidarity – Adult Education as a tool against nationalism, chauvinism and xenophobia

Monitoring Education for Global Citizenship: A Contribution to Debate

ACTIVE Project Active Citizenship

Promoting citizenship and the common values of freedom, tolerance and non-discrimination through education

Education for Active Citizenship

Citizenship, democracy and lifelong learning

European Passport to Active Citizenship (EPTAC)

Outreach Empowerment Diversity: Policy Recommendations

 EPALE em português:https://ec.europa.eu/epale/pt

 Artigo sobre Cidadania Ativa em inglêshttps://ec.europa.eu/epale/en/blog/epale-focus-active-citizenship

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