| 12 Outubro 2018

Já se encontra disponível, no site da Semana ALV, o programa do Encontro que irá decorrer no dia 22 de outubro (segunda-feira) no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Num programa que se pretende diversificado, chamamos a atenção para as seguintes intervenções.

Katie O´Rourke da AONTAS da Irlanda vem falar do trabalho desta ONG na Aprendizagem dos Adultos e da experiência da organização do “Adult Learners' Festival”.

Do painel sobre “Aprendizagem ao Longo da Vida e Património Cultural” constam três nomes com trabalho importante nesta área – Cláudio Torres, Rui Horta e Luís Gomes da Costa.

Sobre a situação portuguesa atual na Educação de Adultos, Luis Rothes falará sobre o novo Plano Nacional de Literacia de Adultos, Luiza Cortesão lembra como o pensamento de Paulo Freire se mantém atual e Ana Luísa Oliveira Pires aborda a questão do Reconhecimento de Adquiridos Experienciais no Ensino Superior.

Mas haverá outros motivos de interesse neste Encontro que poderá consultar no site da Semana ALV (a entrega dos Prémios ALV 2018, o painel Cidades de Aprendizagem).

Lembramos que as inscrições para assistir ao Encontro são gratuitas. No entanto, é necessário fazer a inscrição eletronicamente no site. O limite da sala é de 350 pessoas.

| 10 Outubro 2018

O foco temático da EPALE para outubro é sobre projetos e parcerias no âmbito da educação de adultos.

Durante o mês de outubro, a EPALE vai apresentar alguns exemplos de cooperação, dicas práticas, boas práticas e estudos de casos de projetos de toda a Europa.

Um dos artigos que sugerimos é “5 dicas para solicitar financiamento da UE” de Mary-Clare O'Connor, onde são apresentadas algumas ideias úteis que podem ajudar a refletir sobre como preencher adequadamente o formulário de uma candidatura da UE, mas que também são válidas para outro tipo de candidaturas.

| 03 Outubro 2018

A apresentação do Plano Nacional de Literacia de Adultos irá decorrer no dia 8 de outubro (segunda-feira) no Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal seguindo-se, nos dias 9 e 10 de outubro, um seminário internacional onde serão debatidas as principais questões afetas à literacia em Portugal bem como apresentadas as principais linhas orientadoras do projeto para o desenho e criação do Plano Nacional de Literacia de Adultos.

Conta com o apoio técnico da Associação Europeia para a Educação de Adultos - EAEA em colaboração com o Governo Português e o apoio das organizações da sociedade civil, pretendendo desenvolver um conjunto de ações para o desenho e criação do Plano Nacional de Literacia de Adultos.

| 23 Setembro 2018

Aproxima-se a Semana Aprender ao Longo da Vida 2018 (22 a 26 de outubro) e queremos chamar a atenção para duas iniciativas importantes da Semana ALV.

Em primeiro lugar apelar para que se promovam Atividades Locais para incentivar as pessoas a terem gosto por aprender sempre mais.

A segunda chamada de atenção vai para a participação no Encontro Semana ALV no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian que constará de três painéis com os seguintes temas:

- Aprendizagem ao Longo da Vida e Património Cultural,

- Cidades de Aprendizagem – experiências portuguesas,

- Educação de Adultos hoje e aqui.

| 17 Setembro 2018

Termina já no próximo dia 21 de setembro (sexta-feira) ao meio dia (12:00) o prazo de entrega de candidatura ao Prémio Semana Aprender ao Longo da Vida 2018

Podem-se candidatar ao Prémio Semana ALV 2018 qualquer instituição pública, privada (de natureza solidária ou lucrativa) ou individualidade que tenha desenvolvido atividades na área da educação e formação de adultos em Portugal.

O Prémio Semana ALV tem como objetivo promover o conhecimento e a divulgação de boas práticas de aprendizagem de adultos que se revistam de carácter inovador e se revelem eficazes no reforço da participação dos adultos em processos de aprendizagem ao longo da vida.

| 12 Setembro 2018

Os adultos aprendem a partir de todos os meios de comunicação que veem, ouvem e experienciam. Os media têm uma poderosa influência em todos nós e podem afetar diferentes aspetos das nossas vidas – quem somos, em quem votamos, como pensamos sobre nós e os outros. É, por isso, muito importante que os adultos tenham literacia para os Media.

A literacia para os Media dá-nos competências que nos permitem:

- Aprender a pensar criticamente.

- Tornarmo-nos consumidores inteligentes de produtos e de informação

- Reconhecer pontos de vista

- Criar Media de forma responsável

- Identificar o papel dos media na nossa cultura

- Perceber o(s) objetivo(s) do autor

Este é o tema do mês de setembro na EPALE. Pode consultar alguns conteúdos interessantes sobre este tema, na plataforma da EPALE.

No dia 27/9 haverá um debate em direto e em inglês subordinada ao papel da literacia para os Media na educação de adultos.

Aqui na Aprender divulgamos em português parte do documento “O papel da Literacia para os MEDIA na promoção dos Valores Europeus Comuns e da Inclusão Social” elaborado pela All Digital

| 08 Setembro 2018

Hoje é o Dia Internacional da Literacia (8 de setembro) e será celebrado em todo o mundo sob o tema "Literacia e desenvolvimento de competências”.

Há mais de cinquenta anos que a UNESCO vem, neste dia, sensibilizar a comunidade internacional para promover a literacia como um instrumento de capacitação de indivíduos, comunidades e sociedades.

O tema deste ano chama a atenção para a necessidade de preparar jovens e adultos para empregos, a maioria dos quais, ainda não foram inventados. O acesso à aprendizagem ao longo da vida, aproveitando as vias entre diferentes formas de formação e beneficiando de maiores oportunidades de mobilidade, tornou-se indispensável.

| 30 Agosto 2018

A Semana ALV 2018 irá acontecer de 22 a 26 de outubro e até essa data, de uma forma mais regular, iremos dar conta das novidades relativamente a essa Semana.

Hoje divulgamos o valor do Prémio e das Menções Honrosas que já podemos atribuir, tendo em conta os apoios que até agora recebemos.

Chamamos a atenção para a aproximação os prazos de candidatura à apresentação de uma intervenção no Encontro (termina a 15 de setembro) bem como ao Prémio (termina às 12:00 do dia 21 de setembro).

Congratulamo-nos ainda com a recente parceira da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da rede dos Centros Ciência Viva à Semana ALV 2018.

| 24 Agosto 2018

No momento, há muita incerteza em torno do Brexit e dos impactos dele na educação de adultos.

Não se pode subestimar o valor da experiência compartilhada, evidências e oportunidades de desenvolvimento, como programas de mobilidade e de trabalhos em parceria.

É isso que se pode perder, já que está programado o Reino Unido deixar a UE em 2019-2020.

O impacto da saída do Reino Unido da União Europeia na educação de adultos no seu país é analisada por Joyce Black - Diretor Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto de Aprendizagem e Trabalho (L & W) num artigo publicada na ELM (European Lifelong Learning) Magazine.

| 17 Agosto 2018

O Encontro Semana Aprender ao Longo da Vida 2018 a decorrer no dia 22 de outubro no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e que terá como tema principal a “Aprendizagem ao Longo da Vida e Património Cultural”, já se encontra registado no site do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e está a ser aí divulgado como uma iniciativa da Associação.

Também no site do Programa Operacional Capital Humano (PO CH) é dado destaque ao Prémio Semana ALV que tem como objetivo promover o conhecimento e a divulgação de boas práticas no âmbito da aprendizagem de adultos. Lembramos que as candidaturas terminam no dia 21 de setembro.

Por sua vez, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) tem divulgado a iniciativa da Semana ALV através da sua Newsletter e do seu site.