António Inácio Correia Nogueira

António Inácio Correia Nogueira, hoje na situação de aposentado, após 38 anos de serviço como professor e formador, leccionou em inúmeras Escolas do Ensino Superior e do Ensino Não Superior. É licenciado em Ciências Físico – Químicas, bacharel em Química e possuidor do Mestrado em Educação pela Universidade do Minho, na especialidade de Análise e Organização do Ensino – Desenvolvimento Curricular/Educação e Formação de Adultos.

Da sua actividade, destaca-se a participação em projectos de investigação do Instituto de Inovação Educacional no âmbito da Educação de Adultos e, como bolseiro da Direcção Geral do Ensino Secundário, as experiências desenvolvidas na área da formação de professores e de formação de formadores.

Foi formador de formadores em diversos pontos do Continente e Regiões Autónomas e em diversos países europeus

Apresentou comunicações sobre Educação de Adultos e Formação de Professores em inúmeros colóquios e debates em Portugal e em Espanha.

Foi membro e Presidente de Conselhos Directivos de várias Escolas Secundárias e Director de uma Escola de Artes e Ofícios.

Destaca-se, também, a publicação de inúmeros artigos em revistas de âmbito regional e nacional sobre Educação.

Relativamente à Educação de Adultos e ao Desenvolvimento Comunitário, será de realçar as suas funções como Coordenador Regional da Região Centro, a de representante português no Projecto n.º 3 do Conselho da Europa, a actividade como formador e os cargos desempenhados nos órgãos directivos da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A CULTURA E EDUCAÇÃO PERMANENTE (APCEP).

Foi sócio fundador de várias Organizações Não Governamentais de índole educativa e cultural e foi membro das suas direcções.

Foi um dos responsáveis pela avaliação formativa externa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), em representação do Instituto de Inovação Educacional.

Desempenhou durante um ano lectivo, como representante do Ensino Superior, as funções de coordenador da Equipa de Investigação Regional da Região Centro, no âmbito do Programa Boa Esperança /Boas Práticas.

Foi avaliador externo do Centro de Formação de Associação de Escolas de Sicó-Norte, onde desenvolveu um projecto de investigação.

Foi consultor regional da Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos, onde supervisionou um projecto de investigação -acção no âmbito do projecto EFA e foi, também, um dos responsáveis pela formação dos formadores dos cursos de Educação e Formação de Adultos.

Foi orientador de vários Projectos de Investigação e Intervenção Socioeducativa.

Quanto a livros publicados, merecem referência especial:

“DOCUMENTOS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA ANALÍTICA”, 10º, 11º anos", Edições Contraponto, Porto, 1983.

“FORMAR HOJE EDUCAR AMANHÔ, Livraria Almedina, Coimbra, 1990.

“FORMAÇÃO CONTINUA DE PROFESSORES”, Livraria Almedina, Coimbra 1990.

“PARA UMA EDUCAÇÃO PERMANENTE À RODA DA VIDA”, Instituto de Inovação Educacional, Lisboa, 1997.

“CAVALEIROS DO MAIOMBE”, Edição do Autor, Coimbra, 2004.

“PRAIA DE PEDRÓGÂO: MEMÓRIAS, GENTES E LUGARES, Edições Magno, Leiria, 2006

 

Foto Autor