Adultos pouco Escolarizados - Diversidade e Interdependência de Lógicas de Formação

Autores

Carmen de Jesus Dores Cavaco

Data

2008
Resumo:

A presente investigação teve como principal objectivo a análise das lógicas de acção inerentes às ofertas de educação e formação, frequentadas por adultos pouco escolarizados.

Neste trabalho, parte-se do princípio que a categoria social dos “adultos pouco escolarizados” engloba uma grande heterogeneidade, incluindo pessoas com idade, nível de escolaridade, situação face à actividade profissional e competências de literacia muito distintas.

Na análise, tenta-se compreender de que modo as orientações políticas definidas a nível internacional (nível macro) e nacional (nível meso) influenciam as práticas de educação e formação de adultos, a nível local (nível micro). A análise da evolução da política de educação de adultos, a nível internacional e nacional, centrou-se em fontes documentais. A análise das lógicas de acção das ofertas de educação e formação frequentadas por adultos pouco escolarizados decorreu de um estudo de caso territorial, em cinco concelhos do Baixo Alentejo (Aljustrel, Castro Verde, Ourique, Almodôvar e Mértola). Na investigação analisa-se também a organização e funcionamento de três Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, devido ao carácter recente e inovador desta oferta dirigida aos adultos pouco escolarizados.

A análise da intervenção dos actores locais, responsáveis pela oferta de educação e formação de adultos, permitiu a elaboração de uma tipologia constituída por cinco tipos de lógicas: ortopedia social; qualificação individual; desenvolvimento organizacional; animação/ocupação de tempos livres e intervenção comunitária. Estas lógicas de acção influenciam a organização e funcionamento da formação, a mobilização dos adultos pouco escolarizados e os resultados. A análise do dispositivo dos Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permitiu-nos verificar a complexidade do reconhecimento, validação e certificação de competências e as tensões que lhe estão subjacentes, elementos que têm repercussões na organização e funcionamento do processo; nas metodologias, nos instrumentos, nas funções dos técnicos das equipas, nas representações e resultados do processo junto dos adultos.

Tipo

Tese de Doutoramento em Ciências de Educação (Formação de Adultos)

Instituição

Universidade de Lisboa – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

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