9 Competências essenciais para aprender, trabalhar e viver

Autores / Instituição:
CDÉACF - Centre de documentation sur l'éducation des adultes et la condition féminine
Língua(s):
Francês
Resumo:

São nove as competências necessárias para se aprender, trabalhar e viver tal como foram definidos pelo Ministério dos Recursos Humanos e Desenvolvimento das Competências do Canadá.

Estes recursos estão organizados em dois grandes temas: no domínio da aprendizagem (guia da aprendizagem) e no do mundo do trabalho (guia de Trabalho). Para facilitar a compreensão do projeto, foram criados uma série de percursos temáticos e lúdicos para praticar e avaliar as competências essenciais.
O site contém duas formas de navegação:

1 - A área de 9 Competências Essenciais

 Para cada uma delas competências essenciais, existe:

  •  Uma DESCRIÇÃO de competência,
  • Definição: em que consiste e como ela é definida
  • Desenvolvimento: como podemos desenvolvê-la e melhorá-la
  • Avaliação: como podemos medir a expectativa ou a progressão da competência
  • Um PERCURSO temático para experimentar, em algumas situações, lúdicas e interativas, de aprendizagem associadas a vários contextos do cotidiano: no trabalho, no mercado, na biblioteca, em casa, etc.

Recursos documentais de vários tipos (textos impressos ou digitais, vídeos, sites, jogos interativos, etc.) que atendem a diferentes públicos (estudantes, formadores e gestores). Podem ser consultados de várias formas: por níveis (1,2,3), por tipo de utilizador, por tipo de ferramentas e por meios de comunicação.

2 - A área dos 9 percursos temáticos

Para quem só quiser explorar os percursos temáticos basta selecioná-los e explorar, com um toque de rato, zonas sensíveis que dão acesso informações complementares. 

O que contêm os percursos temáticos?
Através de simples percursos temáticos, podemos constatar como duas personagens Ninon e Otto, seus familiares e amigos, são capazes de resolver situações-problema utilizando suas competências e como as desenvolvem nessas situações.

Público Alvo:
Educadores e educadoras que intervêm em alfabetização ou educação de adultos
URL: Tipo de material:
Textos, Jogos, Vídeos, Animações interativas